A equipe do fã-site Habbplus conversou recentemente com Alyx, Gerente Global da Comunidade, presente no Habbo Sandbox (o hotel de testes do Habbo), para discutir com ele vários tópicos sobre a comunidade. Conheça-o sob um novo ângulo através desta entrevista exclusiva.

Principalmente presente no Sandbox e, relativamente discreto, para a maioria da comunidade, Alyx está na Sulake há sete anos. Em parceria com o fã-site frânces, o iBobba também teve a oportunidade de conhecê-lo nesta entrevista inédita, na qual ele revela muitas curiosidades sobre a comunidade.

Quando você se juntou a Sulake e o que o motivou a se candidatar? Como soube do jogo e da companhia?

Entrei para a Sulake em 2015. Eu estava procurando um emprego em um novo campo e quando vi a oferta senti que era uma oportunidade interessante, então decidi me candidatar e ver o que acontece.

Os jogadores te conhecem como Alyx. Você sempre morou em Madrid, de onde você é e o que estava fazendo antes de se juntar a Sulake?

Sou da Espanha, mas morei 4 anos nos Estados Unidos, onde estudei parte do ensino médio. Antes de entrar para Sulake, eu ainda era um estudante.

Atualmente, você é o Gerente Global da Comunidade na Habbo. O que esse papel envolve? Pode nos contar mais sobre isso?

Meu papel envolve coisas diferentes, mas um rápido resumo disso vai de cuidar da concepção e execução das atividades de engajamento e campanhas em coordenação com o resto das equipes.
Também participo do planejamento de vendas compartilhando o feedback que ganho interagindo com os usuários.

Você também é responsável pelo Sandbox. Concretamente, o que é isso? Quantas contas estão ativas no momento e o que todos esses usuários, equipe e jogadores estão fazendo neste hotel?

O Sandbox é um ambiente de teste separado de outros hotéis. Nele eu consigo estar em contato próximo com construtores que nos ajudam a criar os jogos que lançamos em todos os hotéis.

Os testadores “beta” também têm acesso ao Sandbox desde o lançamento do Unity e eles nos ajudam a testar novos recursos, bem como nos dão feedback sobre as novas coisas que estamos trabalhando relacionadas ao novo cliente, e é claro que eles são uma grande ajuda quando se trata de relatar bugs que eles encontram no jogo.

Entre construtores e testadores beta de todos os 9 hotéis atualmente temos cerca de 100 usuários no Sandbox.

Quais são os requisitos para ter uma conta no Sandbox em 2022? E, também, em que circunstâncias um usuário pode ser removido dele?

Os construtores são escolhidos pela equipe local de cada um dos hotéis durante seus recrutamentos BAW/MAW. Suas contas são então criadas no Sandbox.

Em geral, excluímos contas que estão inativas por um período de tempo ou que não estão participando ativamente de eventos e atividades locais e globais.

Antes do novo cliente ser lançado, pedimos aos funcionários que selecionassem um grupo de usuários que se juntariam ao Sandbox para nos ajudar a testar o novo cliente e seus novos recursos. A ideia era ter um grupo diversificado de Habbos experientes com perfis diferentes dos quais poderíamos coletar feedback.

Além dos Testadores Beta, a maioria dos jogadores no Sandbox são construtores atuais ou antigos dos programas oficiais “Construtores” ou “AeA 2.0”. No entanto, os hotéis são ricos em talentos relativamente discretos, que nunca tiveram a oportunidade de se juntar a uma dessas equipes. Você já pensou em lançar uma espécie de “recrutamento internacional” para diversificar a comunidade presente neste hotel?

Devo dizer que o Sandbox já é um ambiente muito diversificado com construtores muito talentosos que são ótimos em construir salas e fazer jogos wired. A ideia de um “recrutamento internacional” pode ser um pouco difícil de executar, já que eu sou o único funcionário lá. É por isso que cada funcionário local pode escolher uma equipe de sua comunidade para que possa se juntar ao Sandbox.

Você está ativo em outros hotéis? Se sim, quais? O que você faz principalmente quando faz login?

Eu tenho contas em todos os hotéis, mas eu passo a maior parte do meu tempo no Sandbox. Eu me conecto a outros hotéis quando é necessário reparar algo ou ajudar outros funcionários quando eles precisam. 👀

Como funciona o desenvolvimento de uma campanha oficial? Como o tema é selecionado? Pode nos contar mais sobre toda a organização interna?

Os funcionários podem compartilhar suas ideias com a equipe de design, depois disso a equipe de design realiza uma reunião onde eles passam pelas ideias e escolhem um tema principal que, em seguida, é aprovado pela nossa equipe de vendas.

Após a aprovação do tema, os designers começam a trabalhar nos novos mobis para a campanha, os funcionários também são bem-vindos para compartilhar suas ideias durante esta parte do processo.

Alguns construtores internacionais criam quartos para esses mesmos eventos, como pacotes, apartamentos promocionais ou até mesmo jogos. Como eles são escolhidos entre os jogadores no Sandbox?

A equipe de vendas pede uma série de packs que vamos precisar para as novas campanhas e a partir desse ponto eu costumo perguntar a um dos construtores do Sandbox se eles gostariam de fazer um pack.

Geralmente escolhemos construtores por suas habilidades, pessoas que realmente têm um olho para os detalhes e que também têm tempo para construir. A preparação e validação de um pack pode realmente levar tempo.

Além disso, quais são os critérios para que o pack de um construtor seja validado e, portanto, vendido em todos os hotéis oficiais do Habbo? Como seu preço e nome são determinados e o que pode ou não conter?

Existem algumas restrições aplicadas ao fazer pacotes, por exemplo, existem certos furnis que não podem ser usados nos pacotes gerados pelo usuário, coisas como raros, itens exclusivos de pacotes anteriores, blocos BC, furnis não comerciais, etc.

O processo geralmente passa por mim. Eu atribuo um pacote a um construtor, explico qual é o tema e o que esperamos dele. Também dizemos a quantidade de créditos que eles podem usar na fabricação do pack, e a partir daí eles começam a construir o quarto.

Quando eles terminam, eu reviso a lista de mobis usados e dou-lhes feedback sobre as coisas para mudar. Quando estiver tudo bem, envio tudo para a equipe responsável pela validação final. Podemos então criar o pack no sistema para que ele esteja pronto para ser lançado.

Na sua opinião, não seria relevante dar a todos os jogadores ao redor do mundo a oportunidade de criar um dos próximos pacotes de uma campanha oficial, em particular talvez através de uma competição internacional? Essa ideia já foi considerada pelo time do jogo? Isso é algo que seria possível?

Esta pode ser uma ideia interessante, mas como mencionei acima, há uma série de restrições na criação de um pack. Quando os construtores nos ajudam a criar um, é preciso vários testes antes que o pack esteja pronto, pois sempre há mudanças a serem feitas.

As construções no Sandbox são geralmente feitas de forma voluntária e são baseadas em serviço voluntário. O que você diria para aqueles que pensam que a empresa usa seus clientes para “fazer o trabalho de graça”?

Temos muito orgulho de Habbo ser um tipo de jogo UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário). Acreditamos que é importante capacitar nossos usuários, dando-lhes a oportunidade de compartilhar com a comunidade o que eles são apaixonados.

Um servidor como o Sandbox nos permite dar-lhes um ambiente onde eles têm todas as ferramentas disponíveis para desenvolver e criar qualquer tipo de jogo que eles possam pensar. Construtores, bem como fansites são criadores incríveis que merecem o reconhecimento e tentamos ser justos e colaborar com eles o máximo que pudermos.

Como você mencionou na pergunta, a colaboração é sempre voluntária, então cabe sempre a eles escolher se gostariam de participar ou não. É importante que eles se divirtam quando criam algo, vejam sua ideia se concretizar e compartilhem sua criação com o resto da comunidade.

Uma das principais características do Sandbox é, sem dúvida, reunir diferentes nacionalidades de forma ativa. Você mesmo troca regularmente com franceses, britânicos, espanhóis, italianos ou sul-americanos. Na verdade, este hotel não seria o precursor de uma possível fusão dos outros hotéis? Com sua experiência, retrospectiva e sem levar em conta os vários problemas técnicos que isso geraria, seria uma boa ideia na sua opinião se o Habbo se tornasse um único hotel?

Eu acho que isso seria uma grande mudança para a comunidade e não é uma que estamos considerando fazer.

Pode ter suas vantagens, mas acho que as pessoas são muito ligadas às suas respectivas comunidades. Cada hotel também tem sua própria operação à qual está acostumado, então tal mudança teria um grande impacto sobre os jogadores.

Uma coisa boa sobre ter hotéis diferentes é que habbos sempre podem se juntar a outros hotéis se eles querem conhecer outras pessoas de outro lugar ou falar com eles em um idioma diferente.

Quem decide os preços dos raros e LTDs no Habbo? Em que se baseiam e por que aumentaram nos últimos meses?

Temos uma equipe de vendas que é responsável por definir o plano para cada campanha. Os preços dos LTDs variaram muito ao longo dos anos, mas não necessariamente aumentaram.

Um LTD que não vende inteiramente em um dos hotéis do jogo é um fracasso comercial para você?

Não consideramos isso um fracasso, as pessoas obviamente têm gostos diferentes e às vezes nem todos gostam dos mesmos desenhos. As reações a um LTD podem mudar de um site para outro, ou até mesmo de um país para outro. Claro, nosso objetivo é vender o máximo de LTDs possível, mas existem várias circunstâncias que levamos em conta quando se trata de um LTD.

Há alguns anos, o Habbo ofereceu bate-papos VIP convidando celebridades nacionais ou internacionais para os hotéis. Com o retorno das campanhas promocionais, seria possível organizar essas reuniões novamente? Particularmente no contexto do lançamento de novos filmes, séries ou álbuns, por exemplo.

Sabemos que os usuários gostam desses tipos de reuniões e está no nosso “radar” de coisas que gostaríamos de trazer de volta em algum momento.

Habbo já tentou desenvolver novos recursos, mas no final das contas nunca viu a luz do dia por razões técnicas, de compatibilidade ou viabilidade? Pode nos dar alguns exemplos?

Estive pensando sobre isso e não consigo pensar em uma característica em particular, que não foi lançado devido a problemas técnicos.

A idade média dos jogadores tem aumentado gradualmente nos últimos anos. Nesse sentido, o Habbo não é realmente o jogo do adolescente que era quando começou, e algumas regras são, de fato, infantilizantes para alguns. Para comparação, o Hotel Hideaway (outro produto Sulake) é voltado para maiores de 17 anos ou mais. A possibilidade de revisar a idade mínima de Habbo e permitir que certos elementos até então proibidos já tenha sido considerada?

Do ponto de vista legal, não é tão fácil quanto simplesmente mudar o limite de idade.

Estamos cientes de que grande parte da nossa comunidade é composta por usuários mais velhos, que cresceram conosco, e nós realmente queremos nos adaptar a eles também. No entanto, essa mudança exigiria a consideração de muitas coisas. Também é importante ter em mente que cada país tem suas próprias leis sobre este assunto que devemos levar em conta antes de fazer mudanças drásticas.

Habbo desistiu de sua luta contra os Habbo Piratas?

Não desistimos da luta contra os Habbo Piratas. Infelizmente, não é tão fácil como alguns podem pensar, mas é algo que nossos advogados estão nos ajudando e não pretendemos parar essa luta.

Em 2022, tudo pressiona os jogadores a usar o Twitter além do jogo compartilhando suas contas. Brindes são organizados, a equipe responde perguntas, retwitta criações de jogadores com seu nome de usuário, interage com seus tweets e alguns membros da equipe até criaram suas próprias contas profissionais para facilitar as trocas. De sua parte, você mesmo os encoraja (nos artigos publicados no Habbo) a reagir às novidades do jogo, mencionando as contas da comunidade na rede social. No entanto, quando há problemas de assédio cibernético, as vítimas são formalmente informadas de que não devem divulgar suas contas e que a Sulake, embora esteja arrependida, não é responsável. Não é uma resposta fácil demais? Por que continuar solicitando a comunidade no Twitter se a equipe diz que não é responsável? Não seria hora de estabelecer um precedente sancionando firmemente os autores de certos atos? Os jogadores estão de alguma forma promovendo o jogo na rede social, mas eles não estão protegidos. Por que continuar usando o Twitter nesses casos?

O Twitter é um ótimo canal para nós, não só para estar em contato com a comunidade, mas também para compartilhar as coisas que estamos trabalhando com eles e coletar seus feedbacks.

Quando você pergunta por que não reagimos, não é porque não queremos, mas porque para cada ação tomada, precisamos de registros do que aconteceu. Ainda podemos visualizar os registros contidos em nosso sistema, mas nem sempre podemos compará-los com os do Twitter, a fim de provar que a conta habbo relatada e a conta do Twitter pertencem à mesma pessoa.

Essa interação é sempre voluntária e não queremos que os jogadores se sintam compelidos a criar uma conta no Twitter se não se sentirem confortáveis com a ideia. Estamos cientes de que o mundo virtual pode ser um lugar tóxico e é por isso que encorajamos os habbos a aprender sobre as ferramentas à sua disposição para se manterem seguros. Neste caso específico, o Twitter permite que você bloqueie, denuncie e ignore as contas de outros usuários.

Poderia um dia ser considerada a abertura de uma loja oficial de produtos Habbo? Esse é um assunto que já foi discutido dentro da empresa?

Uma loja oficial habbo seria um grande projeto para empreender e é algo que ainda não consideramos, mas temos brincado com a ideia de criar algum merchandising. É algo que ainda estamos discutindo, e ainda não é nada definido, mas é definitivamente algo que adoraríamos ser capazes de ter em algum momento.

Quais são as prioridades da equipe hoje?

Nossas prioridades ainda estão focadas na correção de bugs, trazer os novos recursos que temos no roteiro do jogo, bem como ter o novo cliente em uma forma melhor para que as pessoas se sintam mais confortáveis mudando para o novo cliente por conta própria.

Em março de 2021, você disse aos nossos colegas da LeafHabbo “estamos trabalhando duro para tentar recuperar um pouco de sua confiança” falando sobre a comunidade. Um ano depois, você acha que o desafio foi cumprido e o Habbo ganhou de volta a confiança ou é algo que continua?

Esse é um desafio que sempre vamos trabalhar. Eu sinto que tentamos ser mais abertos com a comunidade e nós definitivamente aprendemos que quando não nos comunicamos o suficiente com eles, deixamos espaço para incertezas. E essa é a última coisa que queremos que os Habbos sintam sobre o jogo.

Os presentes e outros gestos se multiplicam no jogo. De fato, o SnowStorm retornou em março, mais calendários para os presentes estão disponíveis e o Habbo recentemente ofereceu Lâmpadas “Dragão Marrom” e “Coroas” para os jogadores. Em setembro, a equipe até lançou um dos LTDs mais esperados dos últimos anos: o Dragão do Arco-Íris. Por que não fez tanto em anos anteriores? Para alguns, é uma maneira de esvaziar a água de um barco que já está afundando. O que você poderia dizer sobre isso?

Tivemos calendários de presentes no passado e tivemos outros presentes que demos como as coroas. Sobre o LTD, era algo na nossa lista de coisas que queríamos lançar em algum momento, decidimos avançar porque sabíamos que era algo que a comunidade vinha pedindo há algum tempo e também era uma maneira de compensar a todos pelos meses difíceis que tivemos.

Os jogadores têm cada vez mais oportunidades de ganhar alguns dias de assinaturas de HC ou BC gratuitamente, graças aos vários calendários, concursos oficiais, atividades de fansites ou através dos diferentes jogos no Habbo. Nesse sentido, não seria prudente reduzir os preços do HC/BC disponíveis diretamente no catálogo?

Não depende de mim, mas tenho certeza que nossa equipe de vendas levou em conta a quantidade de assinaturas que distribuímos. Neste momento, não planejamos alterar os preços do HC/BC.