Basta uma postagem descontraída viralizar que uma legião de seguidores logo começa a tietar “o estagiário da rede social” – e no Habbo não é diferente. O tal estagiário, porém, muitas vezes é um profissional preparado para gerenciar uma rede social e realizar muitas outras funções nos bastidores do perfil. Afinal, rede social é uma ferramenta utilizada de maneira séria por empresas, não apenas para comunicar clientes, mas também como meio de dar publicidade a sua marca.

Dentro da Sulake, as redes sociais têm sido a principal ferramenta de interação com os usuários. O Twitter, em especial, tem sido muito utilizado para realização de promoções e comunicações oficiais que muitas vezes não se encontram no próprio website do jogo.

Em geral, a Sulake gerencia oficialmente 15 perfis do Habbo nas redes sociais, a saber:

  • 9 perfis do Twitter, um para cada comunidade
  • 3 perfis do YouTube, um para a comunidade luso-brasileira, um para a comunidade hispânica e um para todas as comunidades.
  • 2 perfis no Facebook, um para a comunidade luso-brasileira, um para todas as comunidades
  • 1 perfil no Instagram, para todas as comunidades

A gestão das redes sociais é responsabilidade do escritório da Sulake em Londres. Lá, desenvolvem-se campanhas, mobílias, notícias, imagens e textos em geral, além das publicidades do Habbo, ou seja, a produção de conteúdo. Consequentemente, também o perfil de cada conta ativa em rede social, como foto de perfil, banners, descrições, políticas de uso e as publicações, de tal maneira que a mídia do produto esteja coerente com o marketing desenvolvido pela equipe do escritório.

Atualmente são dois os responsáveis direto pelo manuseio os perfis do Habbo na Internet: Olsoweir e -LittleMin.

O conteúdo, porém, é gerenciado por eles apenas na língua inglesa. Então, o escritório da Sulake em Madrid entra em ação: os funcionários alocados lá estão responsáveis pelas operações dos produtos da empresa e realizam, entre outras funções, a tradução dos conteúdos da equipe de Londres, que incluem as atualizações das redes sociais. Na comunidade luso-brasileira, por exemplo, esta é uma atribuição do Atari79 e Morgana.

Como mencionado acima, apenas no Twitter o Habbo possui um perfil para cada comunidade. Principalmente na comunidade em português, os funcionários têm utilizado o microblog para publicações descontraídas, em vez de apenas conteúdos traduzidos.

Já no Facebook, o Habbo oferece uma página em português aos internautas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e Portugal – as demais regiões apenas visualizam uma página em inglês. No YouTube, existe um perfil em inglês, espanhol e português, embora esses dois últimos não sejam tão utilizados. O perfil do Instagram disponibiliza conteúdo apenas em inglês.