O ano era 2012. Habbo vivia, naquela momento, o ápice da sua popularidade, com 10 milhões de usuários mensalmente ativos. Somente na comunidade luso-brasileira, no mês de janeiro, época de férias escolares, o contador do hotel registrava mais 40 mil usuários online quase toda noite.

Exatamente naquele mesmo mês, a Sulake lançou um desafio aos usuários de todos os hotéis, a ser realizado em equipe e que tinha como recompensa cinco emblemas montáveis – algo inédito no Habbo. Mas, especialmente no Habbo em português, a adesão massiva da comunidade ao desafio quase levou Disco-Lee, então gerente do hotel, à um surto.

O desafio da dança do dragão

O desafio consistia na formação de equipes de usuários fantasiados de dragão que, juntos, deveriam performar uma dança dentro de um quarto do hotel. Esta dança, na verdade, era, simplesmente, um participante por vez percorrendo, em perfeição, um caminho trilhado e previamente definido pela Equipe Habbo.

Cada equipe deveria hospedar o vídeo da sua dança no Youtube.

O principal fator de dificuldade do desafio estava em cada uma de suas cinco etapas, sendo que, para cada uma, aumentava-se o número requerido de participantes e o caminho a ser percorrido se tornava mais complexo.

  • 1ª etapa: equipes com 10 usuários
  • 2ª etapa: equipes com 20 usuários
  • 3ª etapa: equipes com 30 usuários
  • 4ª etapa: equipes com 40 usuários
  • 5ª etapa: equipes com 50 usuários

O vídeo a seguir foi enviado por um dos participantes, na primeira etapa do desafio.

A progressão da dificuldade de cada etapa, porém, não intimidou os usuários. Pelo contrário, a quantidade de participantes apenas crescia a cada nível, e o desafio para os usuários se converteu em outro desafio para a própria Equipe Habbo.

A dança, que na primeira etapa mobilizou cerca de 20 mil participantes, na terceira fase já alcançava quase 70 mil. Com tantas participações para analisar, além dos emblemas entregues a cada usuário em cada etapa, tornou-se humanamente inviável dar sequência ao desafio.

Assustado com tantas participações, Disco-Lee publicou um comentário com palavrões em seu perfil do Twitter sobre um “put* trampo do caralh*” que a competição o trouxe..

E o resultado disso tudo: já no terceiro desafio, Disco-Lee teve de cancelar a promoção e entregar o emblema para todos como por terem se esforçado tão bem ao desafio.