Logo chega o mês de janeiro e a empolgação pela próxima edição do Habbo Awards se inicia na comunidade. Mesmo sem qualquer anúncio oficial do Habbo, usuários iniciam a campanha para angariar votos e formam chapas para aumentar a visibilidade e as chances de estar entre os finalistas da competição. Este ano, porém, os participantes do evento devem ser mais cautelosos, pois a Sulake não garante como ou se o Habbo Awards será realizado.

Depois de muitas críticas e suspeitas levantadas pela comunidade sobre as votações do Habbo Awards, no ano passado, pela primeira vez a Morgana colocou o evento em dúvida devido as práticas antiéticas relatadas na campanha.

Já em notícia oficial, a equipe Habbo usou as seguintes palavras:

Ficou evidente que a atividade, que antes trazia alegria e celebração na comunidade, foi desvirtuada. Atualmente, existe uma forte ação em manipular os resultados de uma celebração que deveria premiar membros da comunidade por mérito, cujos indicados e premiados eram escolhidos por todos de maneira democrática”. E complementou: “para os anos seguintes, irá repensar a maneira de organizar a premiação, já que não é possível cumprir com as expectativas idealistas de parte da comunidade de eliminação total de votos fakes, verificação de compra de votos, perfis em outras plataformas, etc, por falta de meios e/ou ferramentas para tal.

Equipe Habbo, em um texto publicado em 26 de abril de 2021.

Basicamente, são dois pontos levantados pela comunidade:

  • uso de avatares não autênticos, ou seja, contas criadas especialmente para efetuar um voto
  • compra de votos de outros usuários da comunidade que querem receber por isso

Os tweets a seguir mostram que a própria equipe Habbo está desgastada com o tema, uma vez que a Sulake também é alvo de acusações sobre manipulação de resultados, mas os funcionários da empresa rebatem: não existe qualquer sentido em fazer isso.

Depois do desgaste do último ano, enquanto maiores detalhes sobre a edição do evento em 2022 não são comunicados, o Habbo Awards permanece como uma incógnita.