Se você é um jovem brasileiro do sexo masculino e nascido em 2004, prepare-se: até o dia 30 de junho de 2022 você deve se apresentar à Junta de Serviço Militar. O serviço pode ser feito virtualmente, no site do Exército brasileiro. Aqueles que perderem o prazo, ficam em débito com o Estado e são impedidos de tirar passaporte, prestar concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino, tirar carteira de trabalho, entre outras sanções.

Jovens do Habbo já opinaram sobre alistamento militar

Uma pesquisa realizada no Habbo, em 2007, encomendada pela War Child, uma organização não governamental de proteção a crianças afetadas pela guerra, revelou que 49% dos jovens da comunidade brasileira são a favor do alistamento militar obrigatório.

Os brasileiros não estão entre aqueles que mais aceitam a ideia. Os adolescentes da comunidade Habbo da Singapura foram os que mais concordam com o fato (74%), seguido da Rússia (73%) e da Noruega (62%). No Japão, houve a menor aceitação (8%).

Embora esta seja uma pesquisa antiga, que já não reflete mais o pensamento da comunidade nos dias atuais, reflete a capacidade dos usuários em opinarem sobre temas importantes da sociedade.

A War Child teve como objetivo compreender a percepção dos adolescentes sobre os conflitos armados. O jornal Valor Econômico publicou um artigo sobre a pesquisa, e o texto pode ser encontrado no site do Senado Federal.